Antônio Ramos de Assumpção

Biriguiense nascido em 08 de abril de 1932, iniciou sua trajetória como muitos empresários, com dificuldades, mas muita persistência e trabalho, experimentando uma variedade de humildes profissões antes do aprendizado calçadista. Morou em Gabriel Monteiro, onde aprendeu o ofício de sapateiro e retornou a Birigui, no início da década de 50, vindo a trabalhar na Selaria e Sapataria da família Tokunaga e na Indústria de Calçados Biriguiense de Avak Bedouian.

Com sua saída da empresa de Avak, ficou desempregado, e com dificuldades de encontrar emprego em Birigui mudou-se com seu irmão Francisco para a cidade de São Paulo, adquirindo os primeiros conhecimentos em calçados infantis. Com o conhecimento de um novo setor – infantil – e a já adquirida experiência calçadista, os irmãos Assumpção, hábeis, detectaram a carência em relação aos calçados infantis, no interior paulista.

Depois da experiência em São Paulo, o jovem Assumpção com aproximadamente 26 anos, regressou a Birigui, juntamente com o irmão Francisco. Ambos, com um pequeno capital conquistado, adquiriram máquinas e equipamentos usados, alugaram um salão para realizarem o sonho de montar o próprio negócio. E, de um ousado empreendimento inicial, com o passar dos anos, evoluções e transformações do setor, a solidez conquistada por Assumpção teve como resultado uma grande história, a qual funde-se e se imortaliza com a própria História de Birigui e do Setor Calçadista local, que completou 50 anos, em 2008.

Antônio Ramos de Assumpção é casado com Maria Lúcia Campomizzio Ramos de Assumpção e tem cinco filhos: Lucileide, Lucimara, Luciana, Antônio Filho (in memorian) e André.

Pelo trabalho realizado em Birigui, Antônio Ramos de Assumpção, recebeu o título de Cidadão Biriguiense Benemérito, no ano de 1973 e seu nome encontra-se imortalizado no prédio do Sindicato das Industriais do Calçado e Vestuário da Cidade de Birigüi (SINBI), instituição extremamente importante para o desenvolvimento do setor e na qual Assumpção participa desde sua fundação no final dos anos 70.

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!