Indústria de Calçados Kidy

Número de Empregados e Produção Máxima: 1.600 trabalhadores e 20.000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: A Indústria de Calçados Kidy, sociedade formada pelos irmãos Sérgio Gracia e Ricardo Gracia, deu início as suas atividades na cidade de Birigui em agosto de 1990. Inicialmente instalada na Rua 13 de maio nos fundos da casa de seus avôs em um espaço de apenas 12 metros quadrados, começou produzindo 30 pares semanais empregando três trabalhadores. O produto escolhido foi o calçado infantil, do número 16 ao 27. O trabalho em equipe e a determinação de Ricardo e Sérgio permitiram que a empresa apresentasse um crescimento acelerado.

No ano seguinte, a Kidy já estava participando pela primeira vez da Couromodas, época em que o aumento da produção gerou a necessidade de mudança de estabelecimento, instando-se na rua Elias Antônio, nº 380. Posteriormente, a ampliação da produção levaria a mais dois deslocamentos. Primeiramente, para a rua Francisco Galindo de Castro, local em que chegou a produzir 1600 pares/dia e a empregar 250 trabalhadores e, posteriormente, para a rua Consolação, nº 409. Algumas estratégias elaboradas pela empresa, entre 1994 e 1997, impulsionaram e consolidaram a Kidy no setor calçadista nacional. Entre elas, destacam-se: a implementação no processo produtivo do conhecimento adquirido pelo sócio Ricardo Gracia, em curso de tecnólogo de calçado, realizado em Franca (SP), a parceria com Maurício de Souza por meio do licenciamento de seus personagens infantis (Turma da Mônica), a parceria com a Disney e, por fim, a importação de matéria-prima e componentes da Ásia para finalização na empresa e, posterior, colocação no mercado consumidor. O conjunto de estratégias adotadas possibilitou que a empresa atingisse uma produção de 10.000 pares de calçados diários no final da década de 90. Atualmente, a Kidy emprega 1.600 colaboradores que produzem cerca de 20.000 pares diários, muitos dos quais são exportados para mais de 40 países.

Áudio

Video Institucional Calçados Kidy – 2004

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!