Gamcal Indústria e Comércio de Calçados Ltda

Número de Empregados e Produção Máxima: 2.000 pares/dia e 150 empregados
Principais Produtos: Inicialmente Chinelos Masculinos

História

História: A Gamcal Indústria e Comércio de Calçados Ltda formada por João Carlos Sfaciotti, José Roberto Sfaciotti e Urandir Bugiga iniciou suas atividades em Janeiro de 1981. O surgimento da Gamcal adveio através da aquisição completa da Indústria e Comércio de Calçados Ysbel (de Jovino Pacheli) – incluindo além da instalação predial até as máquinas e demais equipamentos. João Carlos Sfaciotti trabalhava com Pacheli na Ysbel e ao saber das intenções do proprietário de vender a empresa, convidou seu irmão José Roberto e um empresário do ramo moveleiro (Urandir Bugiga – proprietário da Indústria de Moveis Bumi) para adquirir a fábrica. Ela estava instalada em um prédio de aproximadamente 500 metros quadrados localizada na Rua Anhanguera nº 343.
Inicialmente, a nova firma recebeu o nome de Concord Indústria e Comércio de Calçados Ltda, o nome foi escolhido tendo em vista a divulgação naquele tempo de um novo avião produzido na França que percorria em pouco tempo o trecho entre a França e os EUA. A primeira linha de produtos da Concord foi um chinelão de couro para homens do nº 32 ao 44. A empresa chegou a produzir 700 pares/dia e a empregar 90 empregados.
Em 1984, Urandir Bugiga deixou a sociedade e o empreendimento passou a pertencer aos irmãos Sfacciotti. Nesse ano, a empresa alterou seu nome para Gamcal Indústria e Comércio de Calçados Ltda. O nome Gramcal teve origem no apelido de um dos sócios (João Carlos), que era conhecido como Gambino. Eles juntaram então Gam de Gambino como Cal de calçados criando o nome Gamcal.
No ano de 1985, a Gamcal Calçados alterou sua linha de produção e começou a produzir mocassim infantil para meninos. O sucesso de vendas possibilitou a construção de um prédio maior na Rua Liberdade nº 935. No ano seguinte, os proprietários mudaram a empresa para o novo endereço (um prédio de aproximadamente 1615 metros quadrados). Nesse ano (1986) – o ano do Plano Cruzado – a Gamcal atingiu uma produção de 2000 pares/dia elaborados por 150 empregados. Foi o ano em que ela parou a produção de chinelão e lançou uma sapatilha feminina e masculina confeccionadas em couro do infantil ao adulto (nº 16 ao 44). As sapatilhas recebiam o nome de Di Capri e o mocassim chamava-se Gamcal. Entre 1986 e 1990 a produção foi mantida em uma média de 1800 a 2000 pares diários. Destaca-se que um grande diferencial da Gamcal em relação as concorrentes era que o custo da principal matéria prima – o couro – era mais competitivo que as outras, pois os irmãos Sfacciotti industrializavam o couro em uma propriedade agrícola (reduzindo os intermediários e baixando o custo final do produto).
Na primeira metade da década de 1990, houve uma redução na média de produção diária da empresa, em decorrência do baixo crescimento da economia brasileira e dos reflexos do Plano Collor. A Gamcal manteve uma produção de 1000 pares/dia entre 1990 e 1995.
Na segunda metade da década de 90, a produção voltou a crescer e atingiu uma media de 2500 pares diários em decorrência das parcerias realizadas com grandes redes, entre as quais: Carrefour,  grupo Pão de Açúcar (Extra), Riachuelo e Wall-Mart. Um dos diferencias da empresa continuou sendo a elaboração de produtos em couro. Entre 2000 e 2003 a média de produção era de 2000 pares/dia. Entretanto, a partir de 2004 a empresa começou a perder competitividade na linha em couro e a produção começou a cair, chegando a 500 pares/dia. Destaca-se que entre 2003 e 2004 a Gamcal estabeleceu uma parceria com a Hering (que absorvia metade da produção da empresa). Todavia, a outra parte da produção era vendida no varejo e estava gerando problemas de inadimplência. No ano de 2005 os irmãos Sfacciotti resolveram encerrar as atividades da Gamcal e dedicarem-se a atividade de agropecuária.

Pequena Biografia (João Carlos Sfaciotti): João Carlos Sfaciotti nasceu em 18 de Novembro de 1954 na cidade de Birigui. Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus e na escola Stélio Machado Loureiro. Cursou técnico em Contabilidade no Instituto Noroeste e graduou-se em Economia na Faculdade de Economia e Administração de Marília. Em 1974 entrou na Indústria e Comércio de Calçados Ysbel (de Jovino Pacheli), trabalhando no departamento fiscal. Trabalhou também no departamento pessoal e no faturamento. João exerceu também, por algum tempo, o trabalho de representante de curtume na cidade de Birigui, entre os quais: o Curtume Rota e J. Kemp. No começo dos anos 80, ficou sabendo da intenção de seu ex-patrão de vender a fábrica de calçados. Visualizando oportunidades de investimentos ele convidou seu irmão José Roberto e um empresário do setor moveleiro (Urandir Bogiga) a formarem sociedade para adquirir a empresa e iniciar um trabalho no ramo calçadista. Sua empresa que inicialmente chamava-se Concord Indústria e Comércio de Calçados Ltda teve seu nome, posteriormente, alterado para Gamcal Indústria e Comércio de Calçados Ltda. Ela permaneceu em atividade até o ano de 2005. Logo após João Carlos dedica-se a setor agropecuário.

Pequena Biografia (José Roberto Sfaciotti): José Roberto Sfaciotti nasceu em 21 de Abril de 1956 na cidade de Birigui. Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus e na escola Stélio Machado Loureiro. Bacharelou-se em Economia pela Faculdade de Economia e Administração de Marília. Seu primeiro emprego foi na fábrica de Movéis Bumi. Na Bumi, primeiramente, exerceu atividade na área Contábil e saiu, em 1984, como gerente geral. Nesse ano passou a dedicar-se a empresa de calçados que tinha em sociedade com seu irmão João Carlos Sfacciotti. Na empresa  era o responsável pela área financeira. Passado esse período, José Roberto dedica-se ao ramo agropecuário em sociedade com seu irmão João Carlos.

Áudio

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!