bical

Indústria de Calçados Bical

Trajetória

Ano de Fundação: 1965
Fundador: Dr. Sérgio Augusto Clark Xavier Soares, Manoel Ibanhez e João Sanches Ortega
Número de Empregados e Produção Inicial: 20 empregados e 100 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 1200 empregados e 15.000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: Entusiasmados pelo desenvolvimento da indústria de calçados em Birigui, reuniu-se no ano de 1965, um grupo com um mesmo propósito, composto por: Dr. Sérgio Augusto Clark Xavier Soares (médico), Manoel Ibanhez e João Sanches Ortega, formando a Birigui Calçados (Bical).

Em um prédio alugado, com pouco mais de 20 operários e uma produção inicial de 100 pares diários de calçados infantis, começaram em janeiro de 1966 a trajetória de uma das três maiores empresas de calçados de Birigui.

Entre 1966 e 1970, a empresa experimentou alguns desdobramentos com ingressos e saídas de sócios. Assim, de sua formação inicial, somente Dr. Sérgio Clark Soares permaneceu no negócio. Pouco tempo depois, Dr. Sérgio convidou os dois Antônios: Antônio Osmar Taschin e Antônio Liranço, a ingressarem como novos sócios da Bical.

Após os ajustes societários, a empresa experimentou um rápido crescimento, solidificando-se no mercado brasileiro e, em 1977, já contava com 200 trabalhadores, produzindo diariamente 1.500 pares de calçados infantis, quando iniciou as primeiras exportações.

Ao completar 20 anos, em 1985, sua produção chegou a 9.000 pares diários confeccionados por 800 trabalhadores, época em que a empresa encontrava-se classificada entre as 100 maiores produtoras de calçados do Brasil. Entre os produtos fabricados pela empresa, na época, destacavam-se a linha bebê, com opções de mocassim, sandálias e tênis; a linha infantil (sapatos, sandálias, botas e tênis) e a linha infanto-juvenil.

Nos anos 80, Silas Ibanhez Soares, filho do Dr. Sérgio, ingressou na sociedade e posteriormente seu outro filho, Saulo Ibanhez Soares.

Na década de 90, as inovações introduzidas pela empresa, somadas aos investimentos constantes em design, a participação frequente em feiras nacionais e internacionais, ao fortalecimento da marca e a qualificação dos colaboradores impulsionaram a trajetória de crescimento da empresa.

Bical, a segunda empresa em atividade mais antiga da cidade de Birigui, foi administrada pela família do pioneiro e empreendedor Dr. Sérgio Augusto Clark Xavier Soares.

Imagens
Áudio
Vídeos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!