Indústria de Calçados Menopé

Trajetória

Ano de Fundação: 1975
Fundador: André José de Andrade e Marcos Antônio Noale
Número de Empregados e Produção Inicial: 5 empregados e 50 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 1200 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: A Indústria de Calçados Menopé, empresa formada por Marcos Antônio Noale e André José de Andrade, iniciou suas atividades, em 1975, na cidade de Birigüi (SP). A empresa localizada inicialmente em um prédio alugado na rua Silvares (tradicional bairro da cidade), iniciou com 5 empregados produzindo diariamente de 30 a 50 pares de sandálias infantis.

Um dos sócios da empresa, Marcos Antônio Noale, tinha muita experiência no setor, pois era gerente de uma outra empresa de calçados do município – a Indústria de Calçados Ibelca – de propriedade de seu pai, Antônio Noale.

A experiência do sócio Marco Noale colaborou para impulsionar em pouco tempo o desenvolvimento da Menopé. Em 1979, a empresa precisou ampliar seu espaço físico, mudando-se para rua Euclides da Cunha, época em que a produção alcançou 400 pares/dia.

Na década de 80, a empresa acelerou seu crescimento, investindo no lançamento de novos produtos, em propagandas e na participação freqüente em feiras, entre as quais: a Couromodas e a Francal. Foi a época em que a empresa comercializou os seus famosos produtos – Baby Bel e Adarines, sucessos de vendas.

Posteriormente, em 1989, um amplo e moderno prédio próprio foi contruido na rua Guanabara. Neste período a empresa atingiu uma produção diária de 1200 pares.

Na década de 90, as dificuldades oriundas dos ajustes econômicos da economica brasileira acarretaram alguns problemas para a empresa.

E, após percorrem um longo caminho produzindo calçados e gerando empregos em Birigüi, a Menopé encerrou suas atividades na segunda metade dos anos 90, deixando registrada sua passagem na História do setor calçadista da cidade.

Imagens
Áudio
Vídeos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!