ypo

Indústria de Calçados Ypo

Trajetória

Ano de Fundação: 1971
Fundador: Maurício Pulzatto, Antônio Pulzatto, Ademir José Pulzatto, Valdir Lino Pulzatto.
Número de Empregados e Produção Inicial: 20 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 5000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Femininos

História

História: Em meados de 1971, nascia na cidade de Birigui (SP), mais precisamente na Rua Aimorés, nº 310, a Indústria de Calçados Ypo Ltda, nome originário da junção de irmãos Pulzatto. Na realidade, a intenção inicial era colocar o nome YPU, mas a existência de uma fábrica no Rio de Janeiro com essa denominação naquela época, acabou inviabilizando a sua incorporação. Dessa forma, optou-se por substituir a Letra U por O, ficando YPO, quanto ao Y ele permaneceu para que ficasse parecido com o da firma existente no Rio de Janeiro que já era conhecida no mercado calçadista nacional, pois fabricava cintos e carteiras.

Inicialmente, a fábrica produzia calçados menina moça do número 28 ao 32, entretanto, já no ano seguinte, em 1972, iniciou-se a fabricação da numeração 33 ao 39. Ressalte-se que a idéia de se formar uma indústria partiu do irmão Maurício, o mais velho, pois antes da instalação da empresa tínhamos uma sapataria, que além de realizar consertos diversos, fabricava, também, alguns produtos. O aumento dos pedidos que recebíamos sob encomenda desencadeou e gerou a idéia para a formação da fábrica. Tudo teve início em uma casa de quatro cômodos pertencente ao Sr. Aníbal Pulzatto (pai de Maurício, Antônio, Ademir e Valdir) e que ficava ao lado do prédio onde funcionava uma máquina de arroz pertencente ao Sr Aníbal e a um tio dos empresários, Sr. Alcino Pulzatto.

Em decorrência de não possuir nenhum bem imóvel, o primeiro contrato social foi feito em nome de Aníbal e Alcino Pulzatto, para melhorar o cadastro junto aos bancos e fornecedores.

No ano de 1973, a Indústria e Comércio de Calçados Ypo, construiu o seu próprio prédio, demolindo assim a pequena casa onde tudo havia começado. Em 1976, desligou-se da sociedade Maurício Pulzatto, permanecendo os outros três irmãos até os dias de hoje. Em 1977 houve um aumento do prédio existente.

Na década de 80, o crescimento e o desenvolvimento da empresa geraram várias mudanças importantes.

Em 1980, as instalações do empreendimento foram ampliadas, por meio da construção de mais 300m2 (trezentos metros quadrados) em frente das instalações existentes (mesma rua) no número 333.

Em 1983, a Calçados Ypo, adquiriu a Indústria de Calçados MAPU LTDA, empresa especializada na fabricação de calçados infantis femininos. Já no ano de 1986, a Ypo adquiriu cinco casas em um terreno que totalizava 3000m2, construindo em seguida mais 2500m2 para ampliar ainda mais sua produção que na época atingiu um volume expressivo de 4.500 pares diários, tornando-se a maior produtora de calçados femininos do Estado de São Paulo.

Em 1990, novas mudanças estruturais foram realizas na empresa, pois o prédio pioneiro foi derrubado para que em seu lugar fosse construído um amplo e moderno escritório de dois pavimentos.

Imagens
12
página  1  de  2
Áudio
Vídeos

Comercial YPO

Video Institucional Calçados Ypo – 1996

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!