Kelly Indústria e Comércio de Calçados Ltda

Trajetória

Ano de Fundação: 1980
Fundador: Armando dos Reis, Saulo Ferreira da Silva e Sérgio Henriques Gomes
Número de Empregados e Produção Inicial: 10 empregados e 100 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 180 empregados e 2.000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados infantis

História

História: A Kelly Indústria e Comércio de Calçados Ltda formada por Armando dos Reis, Saulo Ferreira da Silva e Sérgio Henriques Gomes, iniciou suas atividades em abril de 1979. A empresa foi instalada em frente a praça Gumercindo de Paiva Castro (atual centro médico de Birigui), em um prédio pequeno de aproximadamente 120 metros quadrados. Ela começou produzindo balila em material sintético do nº 16 ao 22. Armando dos Reis ficou responsável pelo setor de modelagem e produção, Saulo pelo financeiro e Sérgio pelo setor de vendas e compras.
Com o decorrer dos anos e a ampliação da produção, a empresa foi mudando-se para outras instalações. Primeiro, no começo dos anos 80, ela mudou-se para um prédio de aproximadamente 1000 metros quadrados localizado na Avenida Euclides Miragaia nº 1638, depois para um outro prédio localizado na Rua Gonzalo Ibanhez. E por fim, o último prédio que a empresa ocupou localizava-se na Rua São Paulo no Bairro Vila Xavier.
Na década de 1980, a empresa realizou novos lançamentos de produtos. Começou a produzir calçados menina-moça do número 23 ao 32 que receberam a marca Monalisa e uma linha de calçados chamada Kelmy de numeração acima de 32 que complementava a linha de calçados Monalisa e foi desenvolvida atendendo um exigência de lojistas que comercializavam seus produtos. Nessa época, suas vendas atingiram o Brasil todo, tendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas como os mais fortes do ponto de vista das vendas.
O ano de 1984 foi um ano de muitas transformações para a Calçados Kelly. Em 1984, Armando dos Reis retirou-se da sociedade e instalou uma outra fábrica de calçados em Birigui em sociedade com sua esposa Ezalete Lúcia Bego dos Reis: a Puky Indústria e Comércio de Calçados (Rua Osório Hilário Pontes, nº 573 no Bairro Novo Toselar). Com a retirada de Armando, Saulo e Sérgio passaram a dirigir o empreendimento.
Foi também em 1984, que a Calçados Kelly ampliou os investimentos na linha de produtos alternativos, introduzindo em seus modelos várias matérias primas alternativas, entre elas: os emborrachados, o sintético, o lezard e o réptil. E, por fim, um último destaque para o ano aconteceu no segundo semestre de 1984, quando a empresa realizou sua primeira exportação. Ela exportou 800 pares de calçados para Miami, nos EUA.
No ano de 1986, após a implementação do Plano Cruzado, a Kelly viveu um período de elevado crescimento e a produção da empresa chegou a 2000 pares/dias e o número de empregados a 180 em decorrência do aumento da demanda. Um dos grandes problemas daquele ano foi a escassez de matéria-prima. Em outubro de 1986, a empresa havia suspendido as vendas, pois estava com a produção até o final do ano toda vendida e não teria como atender novos pedidos. Foi um ano atípico, não só para a Kelly, mas para várias empresas de calçados de Birigui.
Importante destacar que a Kelly participou de várias feiras de calçados realizadas na década de 1980, entre as quais: a Couromoda e a Francal. No final da década ela começou a produzir também tênis do número 16 ao 32 com a marca Lakers.
No começo da década de 1990, com a implementação do Plano Collor a empresa passou a sentir dificuldades e a reduzir seu ritmo de crescimento. E, em maio de 1995, após sofrer com os desdobramentos do Plano Real, ela encerrou suas atividades. Na época de encerramento das atividades, a empresa estava empregando aproximadamente 70 trabalhadores e produzindo 700 pares/dia.

Pequena Biografia (Sérgio Henriques Hetch): Sérgio Henriques Hetch é filho de um dos empresários pioneiros no desenvolvimento calçadista da cidade de Birigui (David Henriques Gomes – um dos proprietários da Indústria e Comércio de Calçados Pérola). Sérgio nasceu em 03 de marco de 1956. Ele estudou na escola Roberto Clark e no Stélio Machado Loureiro. Cursou faculdade de Engenharia Civil em Lins (SP), formando-se engenheiro. Ao retornar para Birigui, com 23 anos, foi convidado a participar de uma sociedade com o objetivo de constituir uma empresa no ramo de calçados. Ele aceitou o convite e, em 1979, em conjunto com seu cunhado Saulo Ferreira da Silva e Armando dos Reis, iniciou a trajetória da Indústria e Comércio de Calçados Kelly Ltda. A empresa permaneceu em atividade até 1995. Hoje Sérgio dedica-se ao ramo de engenharia. Ele é casado com Antônia Ernica Henriques e tem dois filhos: Rafael Ernica Henriques e Thiago Ernica Henriques, ambos advogados.

Imagens
Áudio
Vídeos
Documentos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!