Ademir Pulzatto

Filho de Maria Mazari Pulzatto e Aníbal Pulzatto, Ademir José Pulzatto, nasceu na cidade de Birigui no dia 01 de Abril de 1954. No ano de 1955, Ademir mudou-se com os pais para o bairro rural do Córrego do Almoço, localização em que morou por pouco tempo, pois em 1956, seus pais vieram a mudar-se para a cidade de Birigui. Ao chegar em Birigui, Ademir ingressou no segmento calçadista trabalhando na Indústria de Calçados Rassum (atual Kiuty). Posteriormente, Ademir trabalhou, também, na Indústria de Calçados Sandra, empresa em que adquiriu afinidade com a fabricação de calçados femininos (muito importante para o sucesso da empresa que instalaria em anos subseqüentes). Além de trabalhar no setor calçadista, Ademir, exerceu por um curto período, atividades em um frigorífico localizado na cidade.

Durante a época em que trabalhou para terceiros, Ademir manteve sempre vivo o sonho de formar um empreendimento próprio e, 1970, ele começou a materializar seu ideal, instalando em conjunto com seu irmão Antônio, uma pequena Sapataria na Rua Barão do Rio Branco. A Sapataria, que confeccionava produtos sob encomenda e que consertava calçados diversos, começou muito modestamente, contanto com uma pequena banca de madeira, um esmeril, uma lixadeira e uma máquina de costura para conserto. Uma lembrança importante desta época, registrada na memória dos irmãos Pulzatto, foi à produção de uma sandália para senhoras chamada “tobogã”, muito vendida naquele período e um chinelo para homens imitando um produto do Rio Grande do Sul chamado Franciscano.
No ano seguinte, em 1971, Maurício, Antônio, Ademir e Valdir, resolveram ousar e incrementar ainda mais o negócio, instalando um fábrica de calçados do segmento feminino, a qual denominou de Indústria de Calçados Ypo. Ademir José Pulzatto é casado com Zeila Solange Nascimento Pulzatto e tem dois filhos: Aline e Thiago.

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!