Indústria de Calçados Beni
Ano de Fundação: 1974
Fundador: Benedito Veduvoto e Nalberto Vedovotto
Número de Empregados e Produção Inicial: 5 empregados e 20 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 2000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis
História: A Indústria de Calçados Beni, sociedade formada pelos irmãos Benedito e Nalberto Vedovotto, iniciou atividades, em 1974, na cidade de Birigüi. A empresa começou empregando cinco trabalhadores, com poucas máquinas e equipamentos, alguns emprestados e direcionou a produção para os calçados infantis. Após a formação da sociedade, a empresa ganhou impulso, ficando Nalberto responsável pela área administrativa e Benedito pela produção.
Entre as mudanças introduzidas no segmento calçadista destacou-se a adaptação do calçado feminino adulto para o infantil (o chamado calçado menina-moça), que acarretou uma elevação nas vendas e na produção da empresa, tornando pequeno o local onde se encontrava instalada.
Uma curiosidade referente ao diferencial da empresa ocorreu com a linha de calçados com o mesmo nome da empresa: Beni. Alguns bolivianos viram nas vitrines das lojas em São Paulo os calçados com esse nome, que coincidentemente era parecido com uma região na Bolívia chamada Bene. A semelhança levou os bolivianos a se deslocarem para Birigüi de trem, para comprar sapatos da empresa. E os bolivianos levavam os sapatos em sacos de estopa, de farinha, enfim, da forma mais modesta possível para que coubesse maior quantidade e sequer levavam as caixas, somente os calçados. Com isso e por vários outros fatores, a produção foi aumentando e para atender o novo nível de produção, a fábrica mudou-se para a rua Tupi. Depois, novas adaptações de infra-estrutura foram necessárias, pois a produção atingiu a marca de 2000 pares/dia, viabilizando a construção de um novo prédio. O local escolhido foi a Avenida João Cernak, atual prédio da Suzel Confecções.
A Calçados Beni encerrou suas atividades no começo dos anos 80, deixando registrada na história e na memória da indústria de calçados de Birigüi, a contribuição e o amor pelo setor calçadista, depositados por dois empreendedores: Benedito e Nalberto Vedovotto.
FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!