Indústria de Calçados Sfapa (Pachelli)

Trajetória

Ano de Fundação: 1980
Fundador: Wander José Pachelli e João Carlos Sfaciotti
Número de Empregados e Produção Inicial: 10 funcionários e 30 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 120 funcionários e 1200 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: A Indústria de Calçados Sfapa, empresa formada por Wander José Pachelli e João Carlos Sfaciotti, iniciou suas atividade em Dezembro de 1980 direcionando sua produção para a linha infantil. A produção inicial foi de 30 pares diários, época em que empregava 10 funcionários, passando gradativamente para uma produção de 60 pares/dia e, posteriormente, para 120 pares diários.

Em 1984, ocorreram algumas mudanças societárias na empresa. De início, João Carlos Sfaciotti retirou-se da sociedade para formar uma nova empresa: a Calçados Gancal, oriunda da aquisição da Calçados Ysbel de propriedade de Jovino Pachelli, pai de Wander. Depois em seu lugar, ingressou na empresa Alceu Tossato, proprietário da Calçados Tossatti (antiga Calçados Sandra) fato que posteriormente alterou o nome da empresa para Tossato & Pachelli.

Após as mudanças societárias acelerou-se o crescimento da empresa e a produção do famoso calçado Nina chegou aos 1200 pares/dia confeccionados por 120 trabalhadores entre 1987 e 1988, período em que Alceu Tossato retirou-se da sociedade, alterando o nome da empresa para Calçados Pachelli.

Nos anos 90, os impactos gerados pelos planos econômicos (Plano Collor e Plano Real), acarretaram o encerramento das atividades da empresa em 1996.

Imagens
Áudio
Vídeos
Documentos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!