Indústria e Comércio de Calçados Ibelca
Ano de Fundação: 1969
Fundador: Antônio Noale, Nelson Boaventura, Sílvio Figueiroa e Luiz Gonzaga Mazeto
Número de Empregados e Produção Inicial: 6 empregados e 50 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 60 empregados e 600 pares/dia
Principais Produtos: Calçados infantis
História: A Indústria e Comércio de Calçados IBELCA formada por Antônio Noale, Nelson Boaventura, Sílvio Figueiroa e Luiz Gonzaga Mazeto, iniciou suas atividades no ano de 1969. Inicialmente instalada em um pequeno prédio de 60 metros quadrados, localizado na rua Roberto Clark, contava com apenas seis trabalhadores e produzia aproximadamente 50 pares de calçados infantis/dia. Constam registros de que duas das grandes dificuldades encontradas pela empresa na época de seu início foram: a necessidade de mão-de-obra qualificada e o fornecimento de matéria-prima que não existia na região.
No começo dos anos 70, ocorreram algumas alterações societárias. Num primeiro momento, dois sócios da empresa, Sílvio Figueroa e Luiz Gonzaga Mazeto, deixaram a sociedade e, em seguida, também Nelson Boaventura. A partir desse período, Antônio Noale, passou a ser o único proprietário da empresa. Para que o empreendimento pudesse ser desenvolver adequadamente, Antônio Noale, delegou ao seu filho, Marcos Antônio Noale (na época com apenas 18 anos) a gerência do setor administrativo, o almoxarifado e o setor de expedição. Após os ajustes na sociedade e, com a participação de Marcos Noale na empresa, a Calçados Ibelca estabilizou sua produção dando seqüência ao seu processo de crescimento. Importante é salientar que, em 1975, Marcos Antônio Noale, instalou uma nova empresa em Birigui: a Indústria e Comércio de Calçados Menopé. Entretanto, ele permaneceu como gerente da empresa Ibelca, administrando-a em conjunto com seu pai.
Entre o final da década de 70 e o começo dos anos 80, a Indústria e Comércio de Calçados Ibelca, lançou e consolidou no mercado calçadista brasileiro suas duas principais linhas de produtos: os calçados da marca Andarines e Baby-Bel. Nesta época a empresa foi transferida para um prédio maior de aproximadamente 480 metros quadrados localizado na rua Saudades nº 1140.
Na metade da década de 1980, a Calçados Ibelca atingiu o pico da produção, período em que produzia 600 pares/dia e empregava 60 trabalhadores. A empresa participou pela primeira vez de uma feira de calçados nacional em janeiro de 1986, durante a realização da XII Couromodas. Ela compartilhou o estande com a empresa Menopé. Durante a realização da feira a Ibelca apresentou para o público a sua linha de tênis de numeração do nº 20 ao 32 confeccionados em lona e solado PVC, juntamente com duas linhas para bebe, uma em couro e outra em sintético, ambas com solado PVC e cores pastéis. Todavia, o objetivo maior da empresa na época era divulgar o nome e os produtos que fabricava.
Em 1992, Antônio Noale, vendeu a empresa para seu filho Marcos Antônio Noale, que deu continuidade ao empreendimento até o encerramento das atividades em 1994. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante sua trajetória de 23 anos no setor calçadista, Antônio Noale, recebeu em outubro de 2008, uma homenagem da Câmara Municipal de Birigui em comemoração ao cinqüentenário da indústria de calçados infantis de Birigui.
FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!