Indústria de Calçados Finobel

Trajetória

Ano de Fundação: 1983
Fundador: Geraldo Migliorini, Jacir Ignácio Migliorini e Luiz Eugênio Migliorini
Número de Empregados e Produção Inicial: 20 funcionários e 100 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 280 funcionarios e 3000 pares/dia
Principais Produtos: Calçado Infantil masculino

História

História: A experiência de aproximadamente 16 anos adquirida por Geraldo Migliorini no setor calçadista da cidade de Birigui, período em que foi um dos sócios proprietários da Indústria de Calçados Ortofino (Antiga Raquete), somada a seu espírito empreendedor, levaram o empresário a formar em sociedade com seus filhos, a Indústria de Calçados Finobel em 1983, direcionada a produção de calçados infantis masculinos.

A empresa instalada na Rua Guarani, nº 603, iniciou produzindo cerca de 100 pares diários de sandálias ortopédicas do número 16 ao 22 em couro, elaboradas por 20 trabalhadores. A experiência acumulada pelos proprietários, agregado às estratégias de aquisição de couro (camurça) direto de frigoríficos e o lançamento de novos modelos acompanhando as tendências da moda, impulsionaram o desenvolvimento da empresa no decorrer da década de 80.

Pouco tempo depois, acompanhando a tendência nacional, a Finobel alterou sua linha de produção acrescentando os materiais sintéticos no processo produtivo, período em que adquiriu as suas primeiras injetoras para a confecção de solados e atingiu uma produção de cerca de 3000 pares diários.

Nos anos 90, apesar das dificuldades acarretadas pela abertura econômica, pelo reaparecimento da concorrência internacional, pela reestruturação produtiva e pela implementação de dois Planos Econômicos (Plano Collor e Real), a Calçados Finobel manteve sua trajetória de crescimento, estabilizando sua produção, conforme metas estabelecidas pelos empreendedores, em aproximadamente 3000 pares/dia.

A empresa adentrou ao século XXI com novas perspectivas, inclusive, com uma inserção internacional que representou 10% do volume produzido pela empresa. Os investimentos em inovação tecnológica na qualidade de seus produtos, no design e na qualificação constante de seus colaboradores, são algumas das estratégias apontadas pelos sócios da empresa para a manutenção de sua história e percurso de desenvolvimento, dando continuidade ao trabalho pioneiro iniciado por Geraldo Migliorini em 1966.
Em 2009, o sócio Jacir Ignácio Migliorini adquiriu as partes pertencentes a seu pai e seu irmão, permanecendo a frente da Finobel, com seus filhos Matheus e Gustavo.

Imagens
Áudio
Vídeos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!