Glossário
Alpargata
Antigamente, quando se conhecia como espadrille, era preso ao pé por meio de tiras de couro, corda ou pano. Hoje evoluiu para uma espécie de sapatilha feita em lona ou jeans, com solado de corda, que pode variar inclusive de modelagem. Teve origem entre os trabalhadores das docas a França e Espanha.
Alta costura
Criação de moda de alta qualidade. O costureiro idealiza o modelo em tela de linho ou musselina, que é depois elaborado com as medidas da cliente. Envolve um grande número de profissionais altamente especializados, que manufaturam botões, luvas, chapéus, jóias e outros elementos decorativos. Exige um trabalho intensivo e dispendioso. A Chambre Syndicale de la Confection et de la Couture pour Dammes et Fillettes foi fundada por um grupo de costureiros, em 1868, para evitar o plágio das suas criações. Em 1910 a associação é reformulada – Chambre Syndicale de la Couture Parisienne – promovendo desfiles dos costureiros associados e dando a conhecer a moda francesa internacionalmente. Depois da 2ª Guerra Mundial criaram uma exposição itinerante, Théâtre de la Mode, numa tentativa de restabelecer Paris como capital da moda. 53 casas participaram nesta mostra. A Chambre, que pertence à Fédération Française de la Couture du Prêt-à-Porter des Couturiers et des Créateurs de Mode, é também designada por Chambre Syndicale de la Couture e Chambre Syndicale de la Haute Couture . As normas rígidas: os ateliers de alta-costura têm que empregar pelo menos 20 pessoas e apresentar um mínimo de 50 modelos originais durante os desfiles sazonais.
Armani
1934. Designer italiano. Giorgio Armani estudou medicina na Universidade de Milão. Insatisfeito, desiste do curso e começa a trabalhar como vitrinista na famosa loja italiana La Rinascente. Entre 1961 e 1970 trabalha como designer para Nino Cerruti. Lança a sua primeira coleção masculina em 1974, e feminina em 1975. Em 1981 lança a Emporio Armani e a linha Armani Jeans. O seu sucesso baseia-se no seu conceito de moda e estética contemporâneos. O bom corte das suas peças e o seu look minimalista aliados a excelentes materiais como a alpaca, lã, cabedal e camurça, asseguraram-lhe êxito internacional, tornando as suas criações objetos de desejo para um determinado grupo de pessoas sofisticadas e bem sucedidas profissionalmente.
Art – Nouveau
Estilo das artes plásticas desenvolvido na Europa entre 1885 e 1914, com motivos florais em arabesco.
Anabela
Calçado que apresenta um solado inteiriço – com altura, espessura e estilos variados.
Avant – Garde
Palavra francesa que significa vanguarda, na última moda.
Alargadeiras
f. pl. Formas de pau para alargar calçado; encóspias.
Aquentador
m. Utensílio de folha para aquecer ferros de sapateiro.
Babuche
Palavra de origem francesa que caracteriza um modelo de chinelo do Marrocos. Modelo sem traseiro que deixa a parte de trás do pé a mostra.
Ballerine
Sapatilha de balé, sapato feminino, leve e flexível que lembra a sapatilha.
Barroco
Estilo artístico do final do século XVI até o princípio do século XVIII, diz–se de qualquer obra altamente elaborada.
Básico
Estilo de vestir. Representa também a linguagem dos tecidos e peças clássicas e comuns nas coleções dos produtores de tecidos e confecções.
Bureau de Style
Escritório de estilo e design de moda em francês.
Bucha
f. Peça de madeira roliça, com que os sapateiros brunem as solas do calçado.
Clarks
Marca de calçado inglesa. Fundada por Cyrus Clark em 1825, em Somerset, esta marca popularizou-se em 1950. Com um design baseado em rigorosos princípios anatômicos, os sapatos Clarks são leves e confortáveis. Os Wallabees, um dos modelos mais populares, foram criados na década de 60.
Clean
Palavra inglesa que significa limpo, usado para designar estilo despojado, limpo.
Collection
Coleção em francês: “collection automne – hiver(coleção outono – inverno) “.
Cool
Palavra inglesa, frio, indiferente, calmo; paz de espírito; na moda significa normalmente maneiro (gíria).
Cores néon
São os tons mais vibrantes da cartela da estação. Os básicos são: pink, turquesa, limão, laranjão e amarelo canário. Parece que as cores estão “ligadas na tomada”.
Croquis
Desenho rápido, estudo preliminar de um projeto, normalmente trás o refinamento de traços simples e dinâmicos.
Cubanos (Saltos)
Saltos médios a elevados com leve curva atrás, usado em calçados femininos nas décadas de 1940 e 1970.
Cerol
m. Mistura de sebo, pez e cera, com que os sapateiros enceram as linhas.
Dark
Em inglês, preto, negro, escuro, escuridão.
Demoder
Cafona, brega.
Design
Desenho, ter um traço, uma identificação ou até mesmo um estilo especial, diferente.
Era Vitoriana
Período do reinado da Rainha Vitória (1851-1901), sendo um período caracterizado por vestuário de aspecto romântico, mangas puff, golas altas, babados, camafeus, rendas.
Espadrille
Alpargata ou espadrilha.
Entressola
f. Peça entre a sola e a palmilha do sapato.
Encospiar
v. Meter as encóspias no calçado; enformar.
Encóspias
f. pl. Peças que os sapateiros metem no calçado para o alargar.
Fashion
Em inglês significa moda, é usado para designar tudo que é moda.
Fashion Victim
Vítima da moda. Pessoa que só segue a moda.
Fake
Falso ou falsificado.
Fuxico
Técnica regional com mais de 150 anos, elaborada com aproveitamento de retalhos de tecido. O fuxico é uma expressão legítima do artesanato regional. Para fazê-lo, bastam retalhos, linha, um molde, agulha, tesoura e criatividade.
Gaultuer, Jean Paul
1952- Designer francês. Natural de Paris, começou a desenhar croquis com 14 anos. Três anos mais tarde enviou os seus desenhos para vários designers, e foi convidado por Pierre Cardin para um estágio com a duração de um ano. Antes de criar a sua própria marca em 1977, trabalhou ainda para Jacques Esterel e Jean Patou. Considerado o enfant terrible da moda, Gaultier atingiu o auge do seu sucesso durante a década de 80. Repleto de influências multiculturais, o seu estilo inconfundível caracteriza-se pelo humor e sentido de espetáculo. Desafiando as convenções do vestuário, desfilou homens de saia e mulheres de fato masculino. O seu espirito eclético, influenciado pelo streetwear londrino, pelo estilo punk e pela roupa vintage, manifesta um certo gosto pelo Kitsch, sempre acompanhado de uma grande competência técnica. Foi ainda responsável pelo reaparecimento do corpete, que a cantora Maddona popularizou nos seus shows.
Gáspea
f. Parte dianteira do calçado.
Gogo
m. Prov. tras. Pedra lisa, sobre a qual os sapateiros batem sola.
Hand – Made
Palavra inglesa que significa feito a mão.
Harper’s Bazaar
Em 1867, Fletcher Harper, dos editores americanos Harper Brothers, lançou harper’s Bazar, revista feminina que aborda moda e assuntos domésticos. Foi publicada semanalmente até 1901, quando se tornou mensal. Em 1913, a Harper’s Bazar foi comprada pelo império Hearst de publicações; em 1929, o segundo a foi acrescentado à palavra Bazar. Sendo uma revista de grande influência, e principalmente sob a direção de Carmel SNOW, a Harper’s Bazaar promoveu estilismo, fotografia e ilustração. Durante a maior parte do século XX, foi concorrente direta da VOGUE americana.
Haut (e)
Palavra do idioma francês que significa alto(a), bastante, “Talons hauts”- saltos altos; “Haut en couleur”- bem colorido.
Hi-lo
É uma nova tendência na moda – high and low (altos e baixos) – que faz uma mistura aleatória no visual, fazendo conviver em harmonia peças modernas com peças antigas.
Nenhuma palavra encontrada.
Juta
Planta originária do leste indiano, da qual se extrai uma fibra. Essa fibra pode ser misturada à seda ou lã para criar tecidos. Por sua aparência rústica, a juta está na moda em cabedais e forrando plataformas de calçados.
Nenhuma palavra encontrada.
Look
Palavra inglesa que significa aparência, visual.
Macramé
Nós ou amarrações feitos em cordão em série feitos a mão.
Made in
Do idioma inglês, significa feito em.
Mary Jane (sapatos)
Apresentam salto curto, decote redondo, com um tira atravessando em cima do peito do pé.
Mule
Modelo caracterizado pela parte frontal fechada e ausência de parte traseira.
Malhana
f. Provinc. alent. Martelo usado pelos sapateiros.
Manica
f. Espécie de luva de couro que usam os sapateiros e os correeiros para não se cortarem com o fio; manícula.
Nenhuma palavra encontrada.
Out
Palavra inglesa que significa fora de moda, superado, antigo ou que não se usa mais.
Oversize
Indica tamanho grande, modelagem exagerada.
Pesponto
Costura que fica à mostra na parte exterior de um calçado, roupa, bolsa ou acessório, e tem por finalidade prender ou enfeitar a peça.
Nenhuma palavra encontrada.
Remonte
m. Renovação ou substituição do rosto ou parte anterior do calçado, quando já está deteriorado, por outro de cabedal novo.
Roedura
f. Ferimento nos pés, feito pelo atrito do calçado.
Revirão
m. A vira de trás do calçado ou a vira de entranhar; também se chama virola.
Sabot
Palavra francesa que significa tamanco, sem calcanhar. Também chamado mule.
Sabrina (salto)
Salto com altura até 3 cm ,cujas características principais são uma bandeja larga, que vai afinando gradativamente até chegar ao taco.
Sneakers
Calçado esportivo com amarração e com sola de borracha.
Soft
Pronuncia-se como se lê. Tradução literal: fofo, usa-se este termo para na moda, descontraído, esportivo.
Stonewashed
Stone significa pedra em inglês .É o nome do processo de lavagem à pedra, no qual o jeans recebe aspecto de usado.
Streetwear
Roupa de rua, informal, para uso no dia a dia.
Surrealismo
Movimento artístico e literário, de origem francesa, que busca um autonomismo puro, capaz de dar liberdade às emoções subconscientes sem controle do consciente ou da razão.
Solagem
f. Operação que consiste em assentar a sola no calçado.
Sovela
f. Instrumento constituído por uma espécie de agulha direita ou curva e encavada com que os sapateiros e os correeiros furam o cabedal para coser.
Sovelão
m. Grande sovela.
Trekking
Calçado específico para fazer caminhadas em trilhas no mato ou em ambientes rústicos.
Tricô
Técnica manual de tecer roupas, muito admirada e de grandes resultados. Consiste em um trabalho feito com duas agulhas longas (próprias para este fim) e linha. Hoje ele é confeccionado através de máquinas para este fim. É comum só encontrarmos no dia a dia o Tricô feito à máquina.
Trompe L’oeil
Pintura onde os objetos produzem ilusão.
Tala
f. Tenaz de madeira, usada pelos sapateiros.
Tanseira
f. Cada uma das peças laterais e posteriores da bota, colocadas acima da gáspea, e nas quais se prende a presilha.
Tirapé
m. Correia de couro, com que os sapateiros seguram a obra sobre a forma.
Trincafio
m. Linha de sapateiro.
Trinchete
m. Faca de sapateiro terminada em faceta e mais ou menos curva.
Tripeça
f. Fig. Ofício de sapateiro.
Up to date
Significa estar na moda, atualizado, em dia.
Velours
Veludo.
Vintage
Trajes e acessórios de tempos idos, que continuam como algo especial, interessante.
Voga
Tendência da moda, o ápice do momento, que fazem sucesso.
Vira
f. Tira estreita de couro que se cose ou se prega entre as solas do calçado, junto às bordas destas.
Virola
f. A primeira peça do salto do calçado, também chamada, em algumas oficinas, revirão.
Yantony
Uma das lendas da moda, sobre a qual poucos fatos são conhecidos, Yantony era um fabricante asiático de calçados que criou alguns dos sapatos mais caros e exóticos do mundo nos primeiros anos do século XX. Possuía uma loja em Paris, sendo na época conhecido pelos preços altos, pelo tempo que demorava a fazer os sapatos (geralmente vários anos o par) e pela maneira arrogante com que tratava seus clientes.
Ziper
Fecho Éclair – Dispositivo de metal ou material plástico costurado nas duas partes de uma abertura que se pode fechar levando-se um puxador que encaixa os dentes de cada lado do ziper. Tipo de fecho aplicado em algumas aberturas de uma peça. O ziper é composto de dois tipos de material, tecido e metal ou tecido e nylon. São fabricados em vários tamanhos e larguras. Sua aplicação na costura pode ser como aviamento de complemento ou decorativo.
FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!