Indústria de Calçados Ortopasso

Trajetória

Ano de Fundação: 1988
Fundador: José Roberto Rodrigues
Número de Empregados e Produção Inicial: 8 empregados e 150 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 750 empregados (diretos e indiretos) e 7000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: A experiência adquirida durante o período em que foi sócio-proprietário da Indústria de Calçados Kit-Net, entre 1984 e 1987, somada ao espírito empreendedor nato, levaram José Roberto Rodrigues a instalar a Indústria de Calçados Ortopasso em 1988, direcionada à produção de calçados infantis. Em um prédio alugado de 350 metros quadrados localizado no Bairro Vila Maria e contando com algumas máquinas emprestadas, iniciou com uma produção de 150 pares diários de calçados infantis confeccionados por 8 trabalhadores. A experiência de José Roberto Rodrigues agregada a diferenciação dos produtos da empresa, que eram todos confeccionados em couro, impulsionaram o crescimento do empreendimento em pouco tempo.
Com 6 meses de atividade, a fábrica começou a obter respostas positivas do mercado consumidor iniciando uma trajetória consistente de crescimento. Acompanhando as tendências do mercado ao longo dos anos 90, a Calçados Ortopasso foi alterando sua linha de produção, dos sapatos de couros para o tênis e posteriormente, utilizando-se do sintético. Além disso, buscou-se investir em inovações tecnológicas, na melhoria permanente e constante de seus produtos e na profissionalização e especialização de seus colaboradores. Essas estratégias permitiram uma ampliação da produção que atingiu 1000 pares/dia no começo dos anos 90 e foi evoluindo gradativamente até os 10.000 pares diários ao final da referida década. Destaca-se que mesmo a década de 90, época marcada pela abertura econômica, pelo reaparecimento da concorrência internacional (entrada dos asiáticos no mercado calçadista), pela reestruturação industrial e a pela implementação do Plano Collor e Real, não foram empecilhos para o percurso da Calçados Ortopasso.
Atualmente, a Indústria de Calçados Ortopasso, encontra-se instalada em um prédio de 10.000 metros quadrados e emprega cerca de 700 trabalhadores (diretos e indiretos) que produzem aproximadamente 7.000 pares diários, muitos dos quais exportados para mais de 17 países.

Imagens
Áudio
Vídeos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!