Valdir Lino Pulzatto

Filho de Maria Mazari Pulzatto e Aníbal Pulzatto, Valdir Lino Pulzatto, nasceu na cidade de Birigui no dia 26 de fevereiro de 1948. A trajetória de vida de Valdir, que décadas mais tarde registraria seu nome na história do setor calçadista como um dos pioneiros do segmento na cidade, foi marcada por uma infância de muitas dificuldades, mudança de lares e deslocamento de cidades.

No ano de 1955, ele mudou-se com os pais para o bairro rural do Córrego do Almoço, localização em que morou por pouco tempo, pois em 1956, seus pais vieram a mudar-se para o município. Ao chegar em Birigui, Valdir continuou seus estudos ingressando na Escola Profª Geni Leite da Silva, instituição em que concluiu o primeiro e segundo ano do ensino fundamental. No ano de 1958, com apenas 10 anos de idade, começou a trabalhar como engraxate e, também, pajem para os filhos do Sr. Jovino Pachelli, proprietário de uma sapataria na época.

Em 1959, seus pais mudaram-se para a cidade de Rolândia no Estado do Paraná (PR), entretanto, em 1961, retornaram para o município de Birigui, época em que Valdir começou a trabalhar como chapeiro no Bar do Comércio, para ajudar no sustento de casa e, posteriormente, voltou a exercer atividade na Sapataria de Jovino Pachelli que tempos depois foi vendida para José Pulzato.

Em 1962, novas oportunidades surgiram para Valdir, que ingressou na Indústria de Calçados Sandra, empresa formada por Jovino Pachelli e Alceu Tossato. Depois de acumular muita experiência na fabricação de calçados, Valdir foi convidado para ingressar, em 1971, como sócio, da Indústria de Calçados Ypo, empresa instalada por seus irmãos Maurício, Antônio e Ademir, dando início, portanto, a sua trajetória como empresário do setor calçadista local.

Apesar das dificuldades ao longo de seu percurso, Valdir, dedicou-se aos estudos, cursou o ginasial na Escola Prof. Stélio Machado Loureiro, freqüentou e concluiu o curso de Técnico em Contabilidade no Instituto Noroeste de Birigui e bacharelou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade de Contábeis da Alta Noroeste em Araçatuba (UniSalesiano). Valdir Lino Pulzatto é casado com Lúcia de Fátima Gonçalves Pulzatto e tem três filhas: Michelli, Vanessa e Yvelize.

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!