Ellen Indústria e Comércio de Calçados Ltda

Trajetória

Ano de Fundação: 1985
Fundador: Antônio Fatori, Helena Dantas e Antônio Iziquiel Martins
Número de Empregados e Produção Inicial: 100 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 1000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados femininos

História

História: A Ellen Indústria e Comércio de Calçados Ltda, formada por Antônio Fatori, Antônio Iziquiel Martins e Helena Dantas, iniciou suas atividades em 1985. O nome da empresa foi escolhido em homenagem ao nome da filha de um dos sócios (Helena Dantas) que se chamava Ellen. O empreendimento teve início com a formação de uma sociedade entre Antônio Fatori e Helena Dantas (que na época era esposa de um grande empresário do setor: Edson Ferreira Dantas da Indústria e Comércio de Calçados Mimo). Entretanto, a fábrica passou por algumas dificuldades e estava com a produção praticamente parada quando Edson Dantas convidou Antônio Iziquiel Martins para ingressar como sócio. Martins tinha trabalhado muitos anos com Edson Dantas na empresa dele e tinha acabado de sair de uma sociedade em que, juntamente com alguns sócios biriguienses e um sócio de Araçatuba (da tradicional família Nó – proprietários da Oriental Calçados) tinham formado uma empresa chamada Emilia Indústria e Comércio de Calçados.
Após os ajustes societários e com uma adequação realizada na modelagem dos produtos, o contato com um novo representante (vendedor) de calçados que residia em Marília (SP) e que era conhecido de Antônio Iziquiel Martins, a empresa Ellen apresentou uma trajetória de crescimento. Esse novo vendedor conseguiu vender alguns pares de calçados dando o fôlego necessário ao retorno da produção que estava parada por falta de vendas. O crescimento foi impulsionado também com o lançamento de um calçado fechado, modelo Scarpam, que foi um sucesso de vendas. Em pouco tempo mais de 5000 pares do novo lançamento foram vendidos. A média de produção foi de 400 pares/dia em 1986, época em que eram produzidos calçados em sintético nos modelos chanel, social fechado e sandália em três versões de saltos (baixo, alto e anabela).
Em janeiro de 1987, houveram alterações societárias, Antônio Iziquiel Martins e Helena Dantas deixaram a empresa, permanecendo Antônio Fatori como único sócio. Fatori inseriu na empresa seus dois filhos: Fernando Antônio Fatori (responsável pela área industrial) e Adriana Fatori (responsável pelo setor financeiro) transformado-a em uma empresa familiar. O principal produto elaborado pela empresa que era o calçado modelo scarpim, confeccionado em sintético e com salto de 5 cm, continuou sendo produzido, entretanto, ele foi aperfeiçoado objetivando a conquista de novos clientes.
Martins e Helena continuaram no setor e formaram uma nova empresa: a Indústria e Comércio de Calçados Nallian. Nallian era o nome de uma marca de calçados confeccionada pela Calçados Mimo e foi cedida por Edson Dantas para que Antônio Martins e Helena Dantas pudessem iniciar o novo empreendimento. Ela foi instalada na Rua 7 de Setembro nº 64, na Vila Xavier em um prédio de aproximadamente 400 metros quadrados com capacidade industrial para produzir até 200 pares/dia.
A empresa Nallian permaneceu em atividade até 1987, pois as Políticas Econômicas da segunda metade da década de 1980 (Plano Cruzado e Verão) acabaram gerando dificuldade para ela e os sócios resolveram vender as máquinas e os equipamentos encerrando suas atividades. Importante destacar que boa parte das máquinas e equipamentos vendidos pela empresa Nallian foram adquiridos por José Roberto Colli e sua esposa Maria Aparecida Mestriner Colli, que no ano de 1987 formaram um empresa de calçados na cidade de Birigui (atual Pampili Indústria e Comércio de Calçados Ltda).
A Ellen Indústria e Comércio de Calçados que permaneceu com Antônio Fatori manteve suas atividades por mais alguns anos e encerrou seu funcionamento no começo dos anos 1990.

Pequena Biografia (Antônio Iziquiel Martins): Nasceu em 10 de Agosto de 1955 na cidade de Coroados (SP). Estudou no colégio Sagrado Coração de Jesus, na escola Dr. Gama e no Stélio Machado Loureiro. Martins cursou técnico em Contabilidade no Centro Universitário Católico Salesiano de Araçatuba e bacharelou-se também em Contabilidade na mesma instituição. Seu primeiro emprego foi na construtora Sanvil, trabalhando no departamento pessoal e no setor de contabilidade. Posteriormente, foi trabalhar na Indústria e Comércio de Calçados Mimo, no setor de contabilidade. Na Mimo, permaneceu por aproximadamente 12 anos. Martins trabalhou também algum tempo em Araçatuba, realizando assessoria para empresas, principalmente, as do setor sucroalcooleiro que estavam sendo instaladas na região. No começo da década de 80, ele foi convidado para formar uma empresa de calçados em Birigui, época em que instalou, em sociedade com Deolinda Ferreira Martins, Koji Nó e Genésio Tossato, a Indústria e Comércio de Calçados Emilia, especializada na confecção de calçados femininos e que teve sua denominação inspirada na famosa boneca de pano do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato. Pouco tempo depois, ao retirar-se da sociedade, foi convidado para ser sócio de outra empresa calçadista: Ellen Indústria e Comércio de Calçados. Permaneceu nessa empresa por alguns anos e após desligar-se dela formou um novo empreendimento: Nallian Indústria e Comércio de Calçados Ltda. Essa encerrou suas atividades em 1987. Posteriormente, Antônio Iziquiel Martins montou um escritório de Contabilidade . Importante destacar que na década de 80, Martins foi convidado para participar da Associação da Indústria do Vestuário de Birigui (atual Sinbi) e participou da transformação da Associação em Sindicato, sendo um dos empresários que formaram a primeira diretora do Sindicado em 1986.

Imagens
Áudio
Vídeos
Documentos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!