Indústria de Calçados Coopercal

Trajetória

Ano de Fundação: 1995
Fundador: Anésio Sorato, Ademar Sinhorini, Manuel Branbila, José Carlos Benites
Número de Empregados e Produção Inicial: 120 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 65 empregados e 2000 pares/dia
Principais Produtos: Calçado feminino Adulto

História

História: A Indústria de Calçados Coopercal iniciou suas atividades no dia 20 de novembro de 1995. Instalada na rua Azul, nº 553, em um barracão alugado de aproximadamente 350 metros quadrados, ela começou com uma produção de 120 pares diários de sandálias de couro elaboradas com solado em PU e confeccionadas pelos próprios sócios da empresa. A formação da cooperativa de produção de calçados (Coopercal) teve origem na união de treze ex-funcionários da Indústria de Calçados Kiuty, dispensados durante a crise econômica desencadeada pelo Plano Real, que trouxe muitas dificuldades ao parque produtivo calçadista da cidade. Como todos tinham muita experiência na confecção de calçados, resolveram investir em um empreendimento em sociedade e na forma de cooperativa, contando, no princípio, com algumas máquinas e equipamentos cedidos pela Kiuty. O calçado elaborado pela empresa, que era direcionado ao segmento feminino adulto, tinha a marca Nathalli, nome que foi desenvolvido pelos sócios e que permanece até hoje, sendo conhecido em todo o Brasil e em alguns mercados no exterior.

Após os acertos iniciais, a empresa foi se desenvolvendo, ampliou o leque de vendas, no começo concentrado no Estado de São Paulo, passando em seguida para outros estados e alterou o uso de materiais para elaboração de seus produtos, substituindo o couro pelo sintético, fatores que acarretaram um aumento em sua produção, chegando aos 500 pares diários e, posteriormente, no final dos anos 90, aos 1000 pares/dia. Destaca-se que ao longo dos três anos iniciais da atividade, alguns sócios foram se retirando do empreendimento, ficando somente sete sócios.

Com o incremento da produção foi necessário a mudança para outro local maior – rua Francisco Martins Archilla, nº 140. Nesta época, a Coopercal realizou uma inserção internacional, conquistada após a participação em conjunto com outras empresas da cidade na fundação da Associação dos Pequenos e Médios Exportadores de Birigüi (APEMEBI) em 1999. Em 2003, três sócios resolveram iniciar um outro empreendimento, formando a Unical Calçados. Entretanto, permaneceram na empresa quatro sócios: Anésio, Ademar, Manuel e José. A Coopercal empregava 65 trabalhadores e produzia cerca de 2000 pares de calçados dia.

Imagens
Áudio
Vídeos
Documentos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!