Indústria de Calçados Durapé

Trajetória

Ano de Fundação: 2008
Fundadores: Luiz Carlos Martinez, Ivo José Adão Rodrigues Martins e José Aparecido de Lima.
Número de Empregados e Produção Inicial: 100 pares/dia; 3 funcionários.
Número de Empregados e Produção Máxima: 900 pares/dia; 40 funcionários.
Principais Produtos: Calçados infantis masculinos e feminino.

História

História: A Durapé Calçados iniciou suas atividades no ano de 2008 por iniciativa de Luiz Carlos Martinez, Ivo José Adão Rodrigues Martins e José Aparecido de Lima. No começo, a empresa ocupava um espaço de 120 metros quadrados, localizado na Incubadora de Empresas de Birigui, rua Marcos Botteon, 280, Jardim São Cristovam. Para conquistar o espaço na Incubadora de Empresas, que na época era muito disputado, o sócio Martinez, que atuava na área bancária e entrou como investidor no negócio, elaborou em conjunto com seus sócios o projeto que foi aprovado. As facilidades proporcionadas pela Incubadora (espaço sem necessidade de pagamento de aluguel, consultorias do SEBRAE, refeitório coletivo entre outros) favoreceram o desenvolvimento do negócio que iniciou empregando três trabalhadores e uma produção mês de 3000 pares. A produção inicial era destinada ao segmento infantil masculino e feminino dos números 17 ao 24. O principal mercado comprador era a cidade de São Paulo, em especial, a região do Brás.

A Durapé permaneceu no prédio da Incubadora por aproximadamente três anos. Posteriormente, com o crescimento da produção e do número de empregados, mudou-se para a Rua Consolação em um barracão de 250 metros quadrados, época e que empregava 10 funcionários e produzia 300 pares/dia.

Com a conquista de novos mercados, a compra de uma máquina de injetora que potencializou sua capacidade de desenvolvimento de novos produtos como sapatênis e uma meia que era injetada diretamente na injetora a empresa mudou-se novamente em 2014 para um prédio de 450 metros quadrados localizado na Rua Guerino Bego, 63 no bairro Jardim Klayton. Em 2014 desenvolveu a marca Kimimo, grande sucesso da empresa até dos dias atuais, permitindo que alcançasse uma produção de 900 pares/dia. E, em 2018, houve a necessidade de agregação de outro barracão de 450 metros quadrados ao lado do prédio atual, ficando com 900 metros de unidade produtiva. Nesta época, o sócio José Aparecido de Lima deixou a sociedade.

A incorporação deste novo espaço está relacionada a nova estratégia da empresa que ingressou no e-commerce em 2018. Inicialmente, as vendas pela internet eram de aproximadamente três a quatros pares diários. Entretanto, notou-se rápido crescimento alcançando atualmente 50 pares/dia. Neste contexto, a Durapé contratou estilista, criou um site próprio para promover a venda de seus produtos, estabeleceu parcerias com o Mercado Livre e a Plataforma da Dafiti e organizou uma equipe especializada para atender essa nova demanda e também as sacoleiras que compram produtos pela internet para revenda. Houve também a necessidade de ampliar a numeração de seus produtos, hoje do 17 ao 34. Atualmente a empresa está com 27 trabalhadores e buscando fortalecer sua inserção no e-commerce.

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