Indústria de Calçados Pixote

Trajetória

Ano de Fundação: 1991
Fundador: Valdecir Fagundes Prates
Número de Empregados e Produção Inicial: 6 funcionários e 40 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 230 funcionários e 3.000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: A Indústria de Calçados Pixote, fundada por Valdecir Fagundes Prates iniciou suas atividades em 1991, direcionando a produção para o segmento de calçados infantis. Durante os primeiros anos de atividades a empresa apresentou dificuldades para se desenvolver, permanecendo parada por algum tempo, até o momento em que novos sócios foram incorporados ao empreendimento impulsionando o seu crescimento.

Entre 1995 e 1996 ingressaram na Calçados Pixote os seguintes sócios: Eldir Paulo Scarpim, Oscar Fernandes Correia e os irmãos Dércio Varoni, Sebastião Varoni e Maria Inez Varoni. No começo a produção dela era de 40 pares/dia de tênis infantil, época em que se encontrava instalada em um prédio alugado na rua Maestro Antônio Passareli, nº 36.
Entretanto, no final de 1997, a empresa chegou a uma produção para 200 pares diários, posterior e gradativamente ampliados para 500 pares/dia, 1000 pares/dia até atingir os 3000 pares diários no começo século XXI.

Com o crescimento da produção houve a necessidade de adequação da estrutura física, acarretando uma mudança de endereço para a rua Ribeiro de Barros, nº 1.307. Ao longo da trajetória da Pixote, entre as várias estratégias adotadas, duas podem ser destacadas: a parceria estabelecida em meados de 1996 com a rede C & A, que foi muito importante para impulsionar o desenvolvimento da empresa e a participação entre o final da década de 90 e começo do século XXI, da Associação dos Pequenos e Médios Exportadores da cidade de Birigui (APEMEBI). A participação nesta associação colaborou para uma inserção internacional da empresa, que chegou a exportar aproximadamente 10% da produção total e a participar de diversas feiras internacionais, entres as quais: a dos Emirados Árabes, a GDS na Alemanha, as feiras realizadas na América do Sul entre outras.

Em 2001, tiveram início algumas alterações societárias. Primeiramente, saiu da sociedade, Eldir Paulo Scarpim e Maria Inez Varoni e, em seguida, em 2003, retirou-se da sociedade Valdecir Fagundes Prates e Oscar Fernandes Correia.

A Indústria de Calçados Pixote foi administrada pelos irmãos Dércio e Sebastião Varoni.

Imagens
Áudio
Vídeos
Documentos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!