Indústria de Calçados Sameka

Trajetória

Ano de Fundação: 1979
Fundador: Jovino Trevelin, Márcio G. Sanches e Youssef Nakad
Número de Empregados e Produção Inicial: 40 pares/dia
Número de Empregados e Produção Máxima: 3000 pares/dia
Principais Produtos: Calçados Infantis

História

História: A Sameka Modas sociedade formada por Jovino Trevelin, Márcio G. Sanches e Youssef Nakad foi fundada em 1979, direcionada para a confecção de enxovais de bebês recém nascidos em malha.

Pouco tempo depois, em 1982, Youssef Nakad adquiriu a participação dos outros sócios e integrou na sociedade o seu sobrinho Samir Nakad.

Os novos sócios alteraram a linha de produção da empresa dos enxovais de bebês para as camisas pólo, produto novo na época e com melhores condições de vendas. Após as mudanças a fábrica que estava instalada em um prédio de 70 metros quadrados na rua Rui Barbosa nº 176 (centro da cidade), iniciou sua trajetória, empregando dois trabalhadores e produzindo quatro peças diárias de camisas pólo. Ao longo dos anos 80 a Sameka manteve um crescimento constante, impulsionada por várias estratégias, entre as quais: a utilização dos canais de comercialização da Indústria de Confecções Butrus (empresa de propriedade de Youssef Nakad) e a diversificação da produção, pois houve épocas em que se produziram, também, blusas femininas.

Ao final da década de 80 a firma chegou a um faturamento de aproximadamente US$ 120 mil dólares/mês.

No começo dos anos 90, novas oportunidades de investimentos apareceram para os sócios da empresa: a produção de calçados para bebês recém nascidos. Por volta de 1993, a Sameka começou a produzir um tipo especial de calçado para bebê, inicialmente de 40 pares/dia, mas que logo se expandiu.

Pouco tempo depois, na metade da década de 90, Youssef Nakad retirou-se da sociedade, permanecendo à frente do empreendimento Samir Nakad.

E, em 1998, o crescimento da produção dos calçados somados as dificuldades de comercialização de roupas levaram a Sameka a optar somente pela elaboração de calçados. Razão pela qual se conclui que a Sameka, empresa existente desde o final da década de 70, foi uma empresa que sempre esteve atenta as tendências da produção sem que fosse alterada ao longo de sua história, a própria denominação.

Por volta do ano 2000 a produção da empresa atingiu um volume de 3000 pares diários. Em 2004, a Sameka estabeleceu uma parceria com a Indústria de Calçados Klin, licenciando a marca Klin para ser utilizada nos produtos elaborados pela empresa. Atualmente, a fábrica produz 1200 pares/dia, estando localizada na rua Luiz da Silveira, nº 885, no bairro Colina em Birigui.

Imagens
Áudio
Vídeos
Documentos

FOTOS , JORNAIS OU IMPRESSOS ANTIGOS DE BIRIGUI? NOS ENVIE!